Discriminar sensações

Postado por Marina | 04 Out 2021 |Integração Sensorial

        Conseguimos perceber sensações como texturas, formas e contorno através da nossa habilidade de discriminação sensorial.        É através do sistema somatossensorial que temos essa habilidade refinada que nos permite identificar com o que estamos interagindo, procurar objetos, determinar nossas ações frente a essas percepções.

        Uma das vias de processamento sensorial desse sistema é a Coluna Dorsal Lemnisco Medial (CDLM), responsável pela função do toque discriminativo. Você já percebeu que dependendo da parte do corpo temos funções discriminativas mais refinadas? É o caso da ponta dos dedos, das palmas das mãos e ao redor da boca. São áreas de discriminação de alta densidade, com campos receptivos pequenos, que tornam essa habilidade minuciosa e refinada. Diferente de áreas que não usamos para este fim, no caso das costas e abdomen, por exemplo.


  • Marina
    Descobri desde nova o que queria ser - terapeuta ocupacional. Através dessa ciência e profissão me realizo. Fui atrás de muita capacitação: mestrado, certificações, pós-graduações e cursos. Junto ao amor à profissão, quero alcançar o máximo de pessoas possíveis com as ferramentas que tenho. Hoje administro a clínica Interagir em Curitiba, local onde uno esse grande quebra-cabeças.

Comentários (0)

  • Seja o primeiro a comentar!

Adicionar Comentário