Nosso grande diferencial enquanto TOs
A Terapia Ocupacional, foca nas ocupações que são importantes para cada pessoa em seu ambiente. A participação ocupacional é a experiência de como todos buscam sentido na vida.
Participar significa estar envolvido, fazer escolhas, ter satisfação e sensação de bem estar com o que fazemos. Com as ferramentas adequadas, conseguimos identificar quais ocupações são importantes para os nossos pacientes, quais eles precisam, querem e devem fazer, porém estão encontrando dificuldades.
Pode parecer muito mais fácil focar o trabalho no desenvolvimento de habilidades motoras finas, por exemplo, a facilitar o brincar. Sem sombra de dúvidas é muito mais desafiador para nós enquanto profissionais. Mas o processo terapêutico envolve estabelecer metas funcionais, aumentando a motivação e não esperar para alcançarmos o desempenho ocupacional tão esperado. Foque nisso e sem dúvidas terá, não somente sucesso nos processos terapêuticos como também na sua carreira profissional.
Reflexões a partir do estudo: Law, M. (2002). Participation in the occupations of everyday life, 2002 Distinguished Scholar Lecture. American Journal of Occupational Therapy, 56, 640–64
-
Descobri desde nova o que queria ser - terapeuta ocupacional. Através dessa ciência e profissão me realizo. Fui atrás de muita capacitação: mestrado, certificações, pós-graduações e cursos. Junto ao amor à profissão, quero alcançar o máximo de pessoas possíveis com as ferramentas que tenho. Hoje administro a clínica Interagir em Curitiba, local onde uno esse grande quebra-cabeças.
Comentários (0)
- Seja o primeiro a comentar!