Shutdown sensorial - o que é?
Ambientes com muitos estímulos promovem o desenvolvimento, porém, tanto ambientes sobrecarregados de estímulos como também ambientes que enriquem experiências para algumas pessoas pode ser extremamente desafiador para quem tem quadro de hiperresponsividade sensorial. E o que pode acontecer é o famoso "shutdown" sensorial. Ele pode resultar em redução da ação parassimpática e aumentar o nível de atividade do sistema nervoso simpático em resposta a um ambiente sobrecarregado de estímulos. Em casos de hiperresponsividade sensorial, que é um déficit no processo de modulação sensorial, esses momentos podem ser mais comuns do que o desejado.
É possível observar irregularidades cardíacas, mudanças na pressão arterial e um sistema nervoso que não está pronto para responder às demandas do ambiente. Alguns autores referem como "desligamento autônomo", devido à alteração do SNP.
O que deve ser feito?
► Diminuir a entrada e intensidade dos estímulos;
► Promover a autorregulação sensorial;
► Não sobrecarregar ainda mais a pessoa com perguntas ou estímulos;
► Avaliar necessidade de intervenção psicoterapêutica em casos de fatores emocionais associados.
-
Descobri desde nova o que queria ser - terapeuta ocupacional. Através dessa ciência e profissão me realizo. Fui atrás de muita capacitação: mestrado, certificações, pós-graduações e cursos. Junto ao amor à profissão, quero alcançar o máximo de pessoas possíveis com as ferramentas que tenho. Hoje administro a clínica Interagir em Curitiba, local onde uno esse grande quebra-cabeças.
Comentários (0)
- Seja o primeiro a comentar!