Como a percepção sensorial afeta o dia a dia?
Perceber a informação sensorial é ser capaz de identificar, discriminar e interpretar sensações dos sistemas sensoriais. É através dessa capacidade que conseguimos interagir com o mundo, nas nossas mais diversas atividades diárias, através do desenvolvimento de habilidades-chave como a discriminação sensorial, habilidades óculo-posturais e visuomotoras, esquema corporal e práxis.
Pessoas com déficit de percepção sensorial podem vivenciar dificuldades neste processo e então apresentar dificuldades:
►Em encontrar objetos através do uso do toque (sem o apoio visual) - a famosa habilidade de esteregonosia;
►E apresentar movimentos desajeitados;
► Ficar muito perto dos pares;
► Usar muita força nas atividades;
► Em procurar objetos e montar quebra-cabeças;
► Em desenhos, pintar dentro dos limites e na escrita.
Esses são alguns dos exemplos de interferência no desempenho de atividades diárias. Por envolver diversos sistemas sensoriais que são fatores-chave para o desenvolvimento de habilidades de base para o nosso desenvolvimento, interação com utensílios e potencial de sermos independentes em nosso mundo, é uma capacidade muito importante de ser avaliada e, em casos de identificação de déficits, é necessário intervir junto à abordagem da Terapia de Integração Sensorial de Ayres®.
-
Descobri desde nova o que queria ser - terapeuta ocupacional. Através dessa ciência e profissão me realizo. Fui atrás de muita capacitação: mestrado, certificações, pós-graduações e cursos. Junto ao amor à profissão, quero alcançar o máximo de pessoas possíveis com as ferramentas que tenho. Hoje administro a clínica Interagir em Curitiba, local onde uno esse grande quebra-cabeças.
Comentários (0)
- Seja o primeiro a comentar!