Potencial da criança: como identificar?
Uma das etapas mais importantes do processo avaliativo é compreender a criança, incluindo seus potenciais e desafios. Esse passo permite o desenho de todo o programa de intervenção que deve ser alinhado e condizente com o POTENCIAL da criança
Desenhar o perfil ocupacional é ter informações claras e minuciosas sobre o desempenho nas atividades diárias. E isso é possível através do processo de anamnese e aproximação com os pais e cuidadores da criança, além da observação clínica.
Inclua nas primeiras etapas de aproximação com a família e criança:
>> Razão de encaminhamento;
>> Expectativas em relação ao tratamento;
>> Dados pessoais;
>> Informações médicas, de diagnóstico e de desenvolvimento;
>> Interesses;
>> Informações sobre a rotina;
>> Histórico;
>> Desenvolvmento motor, social, linguagem, cognitivo;
>> Engajamento e desempenho;
>> Investigação do perfil sensorial.
Para cada um desses itens podemos desenhar inúmeras perguntas, desenhando um questionário personalizado para termos em mãos, não deixando escapar nenhum dado importante para iniciarmos o processo avaliativo.
-
Descobri desde nova o que queria ser - terapeuta ocupacional. Através dessa ciência e profissão me realizo. Fui atrás de muita capacitação: mestrado, certificações, pós-graduações e cursos. Junto ao amor à profissão, quero alcançar o máximo de pessoas possíveis com as ferramentas que tenho. Hoje administro a clínica Interagir em Curitiba, local onde uno esse grande quebra-cabeças.
Comentários (1)
-
Oii :) Poderia falar um pouquinho sobre como avaliar a questão do engajamento e desempenho? Brigada <3