Como desenhar medidas de resultado na intervenção?

Postado por Marina | 17 Out 2021 |Terapia Ocupacional

        Resultados são os efeitos da intervenção e selecionar medidas de resultado é um componente fundamental da terapia de ISA®. Quando desenhamos e selecionamos de maneira adequada, conseguimos avaliar se a terapia é eficaz.

        Se liga nas dicas:

▶ resultados devem estar atrelados aos constructos da teoria;

▶ alinhados com o programa de intervenção;

▶ avaliado regularmente.

 

        Resultados proximais:  baseados nos aspectos sensório-motores que foram hipotetizados no processo avaliativo como causa para a dificuldade de participação e alcance de objetivos.

        Resultados distais: relacionados aos desafios e estão alinhados com a participação e objetivos funcionais identificados durante o processo de levantamento de objetivos para o tratamento. 

        Vamos de exemplo pra ficar mais fácil: foi realizada avaliação de uma criança que apresenta dificuldade nas aulas de Educação Física devido ao déficit de coordenação motora bilateral. Uma medida de resultado proximal seria - melhora nos scores dos testes utilizados no processo avaliativo, como marcador da evolução da intervenção. Já a medida de resultado distal seria o maior engajamento e participação nas aulas de Educação Física. 

       Fica claro que essas medidas devem estar alinhadas com a teoria e terapia de ISA®, uma vez que melhora na integração sensorial (proximal) forma a base para melhora no engajamento e participação (distal). Além de nos ajudar a acompanhar os resultados da intervenção, conseguimos desenhar metas específicas para o programa de intervenção.

 


  • Marina
    Descobri desde nova o que queria ser - terapeuta ocupacional. Através dessa ciência e profissão me realizo. Fui atrás de muita capacitação: mestrado, certificações, pós-graduações e cursos. Junto ao amor à profissão, quero alcançar o máximo de pessoas possíveis com as ferramentas que tenho. Hoje administro a clínica Interagir em Curitiba, local onde uno esse grande quebra-cabeças.

Comentários (0)

  • Seja o primeiro a comentar!

Adicionar Comentário