Sistema límbico - um novo sistema sensorial?
O que? Um sistema sensorial novo?
Não! Porém tente entender melhor o porquê desse sistema gerar dúvidas:
O sistema límbico é mediador de tudo o que é emocional. É um sistema composto pela amídgala, hipocampo, giro cingulado, septo, fórnix, corpo mamilar. Ele recebe informações de todos os lobos cerebrais e fibras e modula as influências do hipotálamo nas atividades somáticas e do sistema nervoso autônomo.
E qual é o papel dele?
>Atua na aprendizagem, na memória, em nossos comportamentos, motivação e expressão da emoção.
>E é ele quem explica as questões emocionais e as dificuldades sociais associadas a quadros de hiperreatividade sensorial tátil, por exemplo. Pois é ele quem sustenta a explicação da necessidade de defensividade contra estímulos excitatórios.
Ele não é classificado como um sistema sensorial, mas ele tem influências claras e precisas no que diz respeito às respostas emocionais observadas em quadros específicos de DIS. Entender as bases neurocientíficas por trás dos comportamentos e quadros de DIS é encantador, concordam?
-
Descobri desde nova o que queria ser - terapeuta ocupacional. Através dessa ciência e profissão me realizo. Fui atrás de muita capacitação: mestrado, certificações, pós-graduações e cursos. Junto ao amor à profissão, quero alcançar o máximo de pessoas possíveis com as ferramentas que tenho. Hoje administro a clínica Interagir em Curitiba, local onde uno esse grande quebra-cabeças.
Comentários (0)
- Seja o primeiro a comentar!