Já ouviu falar sobre o estado de alerta calmo?
É uma janela em que nossas habilidades funcionais são maximizadas e é quando temos nossa nível de atividade e excitação para a aprendizagem. Quando atingimos esse estado, temos um equilíbrio entre a habilidade de responder aos estímulos e às demandas da tarefa e o nível de alerta do cérebro e do corpo para nos preparar para responder a eles.
Podemos estar hiperestimulados ou hipoestimulados, o que interfere em nossa capacidade de processar e assimilar as informações, bem como podemos ter dificuldade em processar várias informações e inputs sensoriais ao mesmo tempo, não conseguindo filtrar o que é relevante para o momento, podemos ter dificuldade em perceber e registrar informações, sem saber onde colocar nossa atenção, por exemplo.
Atingir o estado de alerta adequado é ter níveis suficientes de estimulação para estar pronto para aprender, processar e funcionar dentro das atividades diárias.
-
Descobri desde nova o que queria ser - terapeuta ocupacional. Através dessa ciência e profissão me realizo. Fui atrás de muita capacitação: mestrado, certificações, pós-graduações e cursos. Junto ao amor à profissão, quero alcançar o máximo de pessoas possíveis com as ferramentas que tenho. Hoje administro a clínica Interagir em Curitiba, local onde uno esse grande quebra-cabeças.
Comentários (0)
- Seja o primeiro a comentar!